Categorias
Civil Contratual Empresarial Público

Assessoria jurídica empresarial: o que você precisa saber antes de contratar o serviço

Com profissionais capacitados e com conhecimento jurídico aprofundado, é possível manter sua empresa saudável, evitar custos desnecessários e alavancar o negócio. Acompanhe o artigo até o final para saber mais sobre essa especialidade e entender tudo o que você precisa saber antes de contratar o serviço.

Abrir um negócio no Brasil demanda muitos desafios. Alguns estão relacionados ao negócio em si, como a criação do produto ou serviço, relação com fornecedores, comunicação da marca, entre outros.

Mas outros desafios estão relacionados com as burocracias de iniciar um empreendimento, como regulações do Poder Público, cobrança de tributos e questões trabalhistas. Para essas, é possível contar com uma assessoria jurídica empresarial.

Com profissionais capacitados e com conhecimento jurídico aprofundado, é possível manter sua empresa saudável, evitar custos desnecessários e alavancar o negócio. Acompanhe o artigo até o final para saber mais sobre essa especialidade e entender tudo o que você precisa saber antes de contratar o serviço.

Assessoria jurídica empresarial e a solução de problemas

Um negócio pode ter dois tipos de problemas:

  • Problemas aparentes: são resolvidos individualmente, geralmente com a contratação pontual de um advogado para atuar em um caso específico;
  • Problemas ocultos: são gerados por inadequações no interior da operação das empresas e que, em um futuro próximo, podem implicar grandes perdas de patrimônio.

Quando a assessoria jurídica empresarial é contratada, ela inclui o trabalho consultivo. Isso significa que os advogados farão o acompanhamento rotineiro na empresa, sanando dúvidas jurídicas de empresários e gestores, tornando-se muito mais fácil evitar que problemas ocultos venham à tona.

Esse tipo de serviço também beneficia a solução de problemas aparentes, já que os custos com a assessoria ao longo do ano costumam ser inferiores aos custos para contratar um advogado sempre que aparecerem problemas esporádicos.

Esse tipo de consultoria beneficia tanto a empresa quanto o escritório de advocacia. A empresa, como já dito, evita gastos exorbitantes em processos judiciais, e os advogados evitam desgastes com litígios desnecessários e contribuem para o sucesso do cliente.

Assessoria jurídica empresarial como um serviço preventivo

Aquele ditado que diz “Advogado é bom ter para não se usar”, apesar de muito popular, é falsa. Advogados não servem apenas para resolver problemas já consumados e apagar incêndios.

Contar com o auxílio de advogados competentes na tomada de decisão da sua empresa, além de ser útil, é uma vantagem competitiva sobre a concorrência. Mesmo quando não há problemas aparentes ou ocultos, a visão aprofundada sobre a legislação e a experiência com outras empresas podem ajudar a tomar decisões mais assertivas.

Uma assessoria jurídica empresarial pode avaliar riscos em planos de negócio, investimentos, burocracias envolvidas na rotina da empresa e modelos de contrato que viabilizam a concretização de um projeto.

O que procurar em um escritório?

Falamos sobre a importância de contratar um bom escritório de advocacia, mas como identificar a eficiência de um escritório antes de contratar o serviço de assessoria? Separamos três requisitos importantes para você ficar de olho:

Especialidade do escritório

Um escritório que tenha advogados especialista em Direito Empresarial está mais preparado para identificar problemas e oferecer soluções efetivas para eles.

Converse com os advogados antes de tomar sua decisão, esclareça os pontos importantes da sua empresa e escute o que eles têm para oferecer. Sempre procure por profissionais que possam agregar, propor novas ideias e soluções e ajudar seu negócio a crescer.

Valores do escritório

Existem profissionais na advocacia, assim como em todas as carreiras, que gostam de prestar um serviço de excelência e buscar por inovação. A forma como esses profissionais encaram a própria carreira influi diretamente na forma como ele tratará seus clientes.

Serviço full-service

O conceito de full-service abrange escritórios que oferecem diversos serviços, sejam eles judiciais, administrativos, consultivos ou preventivos. Ou seja, nas áreas da advocacia que sua empresa precisaria de apoio e consultoria.

Caso o escritório não se adeque a esse conceito, o empresário terá de recorrer a outros advogados para prestar um determinado serviço, investindo ainda mais dinheiro e tempo nessa questão.

Esse post ajudou você a entender como funciona a assessoria jurídica empresarial e os benefícios de contratar uma? Conta aqui nos comentários se você tem alguma dúvida sobre o assunto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Tirar duvidas